terça-feira, 13 de maio de 2014

Foi criado braço robótico com movimentos mais naturais




     A área de próteses tem evoluído muito rapidamente nesses últimos anos é só dar uma olhada em próteses de atletismo para os corredores, os membros de substituição ainda não são muito sofisticados. Bom elas estão mais sofisticadas do que, digamos, uma mão de ouro dado a você por sua irmã Lannister, mas na hora de, por exemplo, manipular ferramentas que a dificuldade aparece. Mas agora foi criado um novo braço protético multi-movimento, o Deka, aprovado pelo FDA para venda comercial.

     O braço é o produto de um programa revolucionando de próteses, lançado pela DARPA cerca de oito anos atrás, e desenvolvido por Dean Kamen. O objetivo do programa era exatamente o alcançado pela a Deka  - criar uma prótese aprovado pelo FDA que atinge controle quase natural. Alimentado por bateria, a Deka é controlado por meio de eletrodos, ele pode sentir os movimentos em grupos musculares e traduzir isso para o movimento na prótese. O braço também pode ser controlado graças a sensores sem fio embutidos na pele do utilizador, e quem sabe um dia estimular os nervos para criar a sensação de tato para o utilizador. A Deka também pode manipular objetos delicados, como frutas macias, mas pode fornecer um controle de aperto o suficiente para abrir uma tampa de uma garrafa.



     Embora, obviamente, inorgânico, o Deka se parece mais com uma mão do que outras próteses . Mas não não tem a intenção de enganar o olho humano para pensar que é real, mas por baixo de uma roupa pode talvez passar despercebida. Como você pode ver no vídeo acima, não é preciso muito tempo para que o usuário possa executar tarefas delicadas, como abrir um envelope e pegar um pedaço de papel de dentro.

     Por enquanto, o Deka pode ser vendido, mas primeiro precisa de parceiros. Se o braço realmente fizer o que se propõe a fazer, que é tornar a vida mais fácil para pessoas com esse tipo de deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário