sábado, 18 de janeiro de 2014

Nintendo reduz a previsão de vendas Wii U de 9 milhões para apenas 2,8 milhões


     Faz algum tempo que o Wii U não está indo muito bem. Os jogadores simplesmente não tem mais grande interesse pelo console doméstico da Nintendo, na hora de escolher, acabam optando por console da Microsoft ou da Playstation.
   
     Mesmo assim, no ano passado o CEO da Nintendo Satoru Iwata estava confiante de que até o final de março deste ano haveria de 9 milhões de Wii U nas casas de gamers do mundo. Agora que nos aproximamos de fevereiro, e as vendas não estão nem perto das previsões.
     Com a revisão de vendas do Wii U a Nintendo teve que cortar em 70%, alegando que até 31 de março eles vão ter vendido apenas 2,8 milhões de consoles em vez do projetado de 9 milhões. Tal déficit em projeções de vendas da empresa faria a pessoa no topo cair, mas Satoru Iwata, que prometeu no ano passado levar a fabricante de games de volta ao lucro nesse ano fiscal, pediu desculpas aos acionistas em uma assembleia em Osaka, no Japão, mas disse que o fracasso em cumprir sua promessa não significa que ele tenha de renunciar ao cargo.
     Com as mudanças a Nintendo afirma que terá um prejuízo operacional de 35 bilhões de ienes (US$ 335,76 milhões), ante uma projeção inicial lucrativa de 100 bilhões de ienes. A nova estimativa também fica drasticamente abaixo de uma projeção média de 54,7 bilhões de ienes de lucro.
wiiU_black
     Então como é que a Nintendo vai reverter a situação atual de vendas do Wii U? Não há uma resposta fácil para isso. As festividades de final de ano poderiam dar o crescimento esperado nas vendas do Wii U, principalmente por ter lançado o videogame em outros mercados como o Brasil (aqui o console é vendido por R$ 1,9 mil), mas o desempenho não foi alcançado. Embora tanto o Wii U quanto o 3DS tiveram aumentos nas vendas em novembro e em dezembro de 2013, mas os números ficaram abaixo do previsto.
     A Nintendo não está oferecendo novas idéias ainda, mas claramente eles têm que continuar focando nos jogos. E também sugerem, internamente que estão considerando um ciclo de vida mais curto para a Wii U Parece improvável a empresa abandonar o negócio de hardware e ir completamente para casa multiplataforma como Sega fez, e não podemos esquecer que a Nintendo está aproveitando o sucesso contínuo no mercado de mão com o 3DS.
    É fora de questão que possamos ver um novo console doméstico da Nintendo por volta de 2016? Ou eles podem realmente virar a sorte do Wii U? Nada parece ter funcionado até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário